quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dica de filme: A Paixão Jacobina


Em 2001, quando Memórias Póstumas arrebatou o Kikito de melhor filme em Gramado, a crítica cunhou o termo filme-escola para designar produções que não têm maior ambição além de reproduzir o enredo de um livro ou de um fato histórico. O filme de Fábio Barreto A Paixão de Jacobina pertence a essa mesma categoria.

Baseado no livro Videiras de Cristal, do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, Paixão conta o episódio da revolta dos Mucker (1874), quando imigrantes da Alemanha no interior do Rio Grande do Sul enfrentaram o Exército brasileiro e foram massacrados. Por trás da guerra, está a figura messiânica de Jacobina, interpretada por Letícia Spiller.



Jacobina Mauer é uma mulher perturbada que diz ter o dom de conversar com Cristo. Menos nobres são as conversas que ela mantém com seu primo Franz (Thiago Lacerda) às escondidas do marido, o curandeiro Maurer (Alexandre Paternost). Após trair seu marido com Franz, Jacobina decide largar a vida carnal e tornar-se apenas "espírito".

Pouca atenção é dada ao fato pelo padre da cidade (Antonio Calloni) e pelo próprio marido. Até que a "Frau Maurer", como também é chamada, cura com um beijo um inválido ferido da Guerra do Paraguai (Felipe Kannemberg). A comunidade alemã do Vale dos Sinos inicia um culto a Jacobina, que distribui beijos a todos e profere semanalmente discursos sobre o apocalipse.


O assassinato de um Mucker desencadeia uma série de vingaças e por fim toda a cidade fica dividida entre os adoradores de Jacobina e aqueles que querem vê-la morta. Em meio à revolta, Jacobina precisa liderar a comunidade dos Mucker e resistir aos encantos de Franz.

Como um bom filme-escola - e amparado por boa fotografia e figurinos - Paixão retrata a história dos Mucker com a precisão que Luiz Antonio de Assis Brasil a relatou em Videiras de Cristal. Fábio Barreto também mostra as mudanças na personagem de Letícia Spiller. A pacifista desinteressada no conflito aos poucos assume a guerra com a mesma voracidade que prega o fim do mundo.

[Fonte: Terra]

Link para assitir ao trailer do filme: clica aqui.

#Oi gente! Primeiro: o kikito que eles referem é o maior festival de cinema do Sul do Brasil; a revolta dos Muckers como ficou conhecida é um fato histórico aqui do Rio Grande do Sul, está nos livros oficiais de história; pena que não consegui compartilhar o video do trailer aqui, mas coloquei o link e quem quiser assistir é muito bonito, vale a pena!

:)

Nenhum comentário: